Ouça seu carro

Um carro não deixa o proprietário na rua sem antes dar algum aviso: as luzes do painel acendem, aparece um ruído diferente ou ainda o volante ou os pedais parecem duros. Qualquer alteração pode ser um sinal de que o carro precisa de manutenção. Veja abaixo os principais indícios de que há algo errado e evite surpresas, agendando uma visita ao mecânico a cada seis meses para não ficar sem o carro inesperadamente.
 
 
Ouça seu carro
 
 
Luz do óleo acesa: Este é um dos piores recados que seu carro pode lhe dar, pois indica que o motor pode estar prestes a fundir, seja por falta de óleo, por entupimento ou por um problema na bomba de óleo. Procure um local seguro e desligue o motor imediatamente. Em seguida, mande o carro de guincho para uma oficina de confiança, para que eles identifiquem a causa do problema.
 
Freio assobiando ou tremendo: As pastilhas de freio podem estar desgastadas e precisando ser substituídas. Se o pedal do freio treme, provavelmente os discos de freio estão empenados e devem ser trocados.
 
Barulho contínuo: Ruídos contínuos geralmente estão relacionados a rolamentos. Como um carro possui dezenas deles, pode não ser tão fácil identificar, mas os problemas mais frequentes estão nos rolamentos de roda, no compressor do ar-condicionado e na bomba da direção hidráulica.
 
Volante trepidando: Se o volante trepida apenas quando você pisa no freio, pode ser que os discos de freio estejam empenados ou exista uma folga nos pivôs e terminais de direção. Se o volante trepida em alta velocidade, acima de 80 km/h é necessário fazer balanceamento das rodas.
 
Carro puxando para um dos lados: Sintoma clássico de falta de alinhamento. A primeira providência é checar a calibragem dos pneus dianteiros. Se o problema persistir, você deve levar a uma oficina para corrigir o alinhamento.