Ter mais visibilidade aumenta a segurança

Desembaçador, limpadores e lavadores têm papel crucial no carro e são fáceis de manter a boa visibilidade é crucial para garantir a segurança do motorista, e, nisso os desembaçadores, limpadores e lavadores do para-brisa e do vidro traseiro têm um importante papel. Manter os sistemas em funcionamento é simples e algumas dicas podem melhorar o resultado.
 
Ter mais visibilidade aumenta a segurança
O processo de desembaçar o para-brisa é feito pelo sistema de ventilação forçada do carro. O mais eficaz é ligar o ar-condicionado na velocidade máxima e temperatura mais fria. O ar frio seco vai retirar toda a umidade do vidro rapidamente.
 
Ter mais visibilidade aumenta a segurança
Na falta do item, o melhor é usar o ar quente, que faz evaporarem as gotículas condensadas. Se o não carro não tiver nenhum desses recursos, vale usar um pano bem limpo. Nunca desembace o vidro com a mão, pois a gordura da mão se mistura com a água, piorando a situação.
 
 
No caso do desembaçador traseiro, é preciso ter cuidado na hora de limpar o vidro. “Os filetes metálicos poderão se romper se forem usados objetos pontiagudos ou abrasivos.”
 
Os limpadores de para-brisa e vidro traseiro são duráveis. A manutenção de braços e motor só é feita por demanda – em caso de vandalismo, por exemplo. As palhetas devem ser trocadas quando começarem a limpar mal o vidro ou fazer barulho. São peças baratas e muito importantes, não vale a pena repará-las.
 
Para os lavadores, há novos aditivos que aumentam a eficiência do sistema. São pastilhas que devem ser dissolvidas no reservatório de água e têm poder detergente e lubrificante.
 
Na falta do aditivo, deve ser usada água filtrada. Esqueça o detergente de louça, que deixa a mistura densa e sobrecarrega o mecanismo do lavador.